Header Ads

test

A importância do tradicional dentro do Tai Chi Chuan


A palavra Tradicional no contexto das Artes Marciais, significa aquilo que é fiel à origem, conhecimento que se mantém através das gerações.



Uma Arte Tradicional está imbuída de significados ligados com sua origem respeitando os ensinamentos que foram oferecidos por seus criadores. Tradicional aqui, nos leva diretamente ao conceito de Linhagem, ou seja, uma linha de mestres que se sucedem de geração em geração.


Desta forma teremos os criadores dos diversos estilos do Tai Chi Chuan e seus sucessores que se mantém ligados ao princípio da arte, através de contato próximo com seus mestres, estudo contínuo e desenvolvimento das técnicas e conteúdo.

Como o Tai Chi Chuan (太极拳) passou dos mosteiros para as famílias tradicionais?


Organizando a linha do tempo


1. Monge Chang San Feng – Sec. XII

Originador lendário do Tai Chi Chuan. Em verdade em seu tempo a arte se chamava Treze Posturas. Foi bibliotecário do Mosteiro Shaolin. Local: Montanha Wudang - Província de Hubei , China

2. Wang Zongyue – Sec XIII ou XV

Figura lendaria na historia do Tai Chi Chuan. De acordo a algumas fontes era um aluno famoso de Chang San Feng no seculo 13. Em outras fontes é colocado no século 15 já diretamente em contato com a familia Chen de Tai Chi Chuan . O que se sabe é que ele escreveu o “Tratado de Tai Chi Chuan”, referenciado em todos os estilos tradicionais do Tai Chi Chuan.

3. Jiang Fa - 1574-1655

É mencionado como um monge da Montanha Wudang que aprendeu artes marciais de uma linhagem ensinada por Wang Zhongyue. Conta-se que ele era um rebelde contra o governo e foi se esconder na Vila Chen onde Chen Wanting o acolheu. Em agradecimento a Família Chen ele lhes ensina um antigo estilo secreto chamado Estilo Interno Wudang . Alguns dizem que foi este estilo suave da Montanha Wudang trazido a Vila Chen por Jiang Fa que Chen Chanxing 14ª geração da família Chen passou para o seu pupilo mais interessado Yang Luchan, que não pertencia a Família.


Controvérsias Históricas


Algumas Teorias apontam que Wang Zongyue aprendeu ou desenvolveu suas técnicas na montanha Wudang diretamente com Zhang San Feng. Sec. XII

Outras teorias colocam este personagem no tempo de Chen Wangting, diretamente relacionado com a Familia Chen. Sec XV

Jiang Fa pode ter sido originario da cidade de Zhao Bao Zhen, que dá nome a outro estilo de Tai Chi Chuan. Estilo Zhao Bao. Ele supostamente estudou com Wang Zong Yue e ensinou o que sabia a Chen Wangting.

Na verdade, a lacuna que existe entre as Artes ensinadas na Montanha Wudang e o desenvolvimento dela no seio da Familia Chen é preenchida somente por suposições.

Ainda temos que levar em conta o Mosteiro Shaolin e Bodhidharma, conhecedor de 72 estilos de Artes Marciais. Se Chang San Feng foi bibliotecario do Mosteiro Shaolin, tinha conhecimento das Artes Marciais ensinadas ali. Assim a influencia do Shaolin Quan no Tai Chi Chuan não pode ser negada.

De fato, o que temos é o livro “Tratado de Tai Chi Chuan” de autoria de Wang Zong Yue e que desenvolve toda a teoria relacionando Yin – Yang - 5 elementos e princípios que permeiam o Tai Chi Chuan de todos os estilos.


As tradicionais famílias do Tai Chi Chuan



1. Chen Tai Chi Chuan


Grão-mestre Chen Wangting (1600-1680), 9ª geração da família Chen., Chenjiagou, Henan, China.


Segundo o livro da família Chen, Chenshi Jia Pu, o Mestre General Chen Wangting aprimorou a já existente arte marcial familiar dos Chen, introduziu as mais novas técnicas militares da época, compiladas pelo general Qijiquan e introduziu o sabre, a lança e combatia com um guandao. Chen Wangting criou: sete formas de mãos, entre elas uma de treze posturas, uma longa de 108 posturas e um Pao Chui, punho de canhão; cinco estilos de Tui Shou além do sabre, lança e guandao, formas de lança em duplas, Qiang Lian Fa. Chen Wangting uniu o princípio Taoísta do Yin e do Yang às técnicas respiratórias, a teoria dos meridianos da Medicina Tradicional Chinesa e as marciais, criando assim uma nova arte de combate, que expressa na prática o princípio Taoísta do ceder para prevalecer.

De acordo com algumas versões históricas o General Chen era amigo do Monge Jiang Fa (1574-1655) que aprendeu suas técnicas com o Mestre Wang Zongyue, considerado autor do livro: “Tratado do Tai Chi Chuan”.


1.1. Atuais representantes

Mestre Chen Xiaowang (1945-), Mestre Chen Zhenglei ( 1949) ambos 19ª geração na transmissão da Família Chen. Alguns dos Mestres da Família Chen tornaram-se embaixadores itinerantes internacionais conhecidos como: "Os Quatro Guerreiros Atendentes de Buda" ou os "Quatro Tigres". São eles: Chen Xiaowang (neto de Chen Fake), Chen Zhenglei, Wang Xian e Zhu Tiancai.


Chen Xiao Wang


Chen Zheng Lei


2. Yang Tai Chi Chuan

Grande Mestre Chen Chan Xing


Grão-mestre Yang Luchan (1799-1872), Provincia de Hebei, Prefeitura de Guangping , Condado de Yongnian


Mestre Yang Luchan aprendeu de Chen Chanxing (1771-1853) , 14ª geração da Família Chen. Conta a historia que o Mestre Yang Luchan se empregou na casa dos Chen e que observava os treinamentos exclusivos da família em uma arvore e de forma oculta. Chen Changxing foi quem compilou os ensinamentos da família Chen e desenvolveu o Lao Jia (老架; lao jia).- forma Velha da Família Chen. O Mestre Yang Luchan vai por duas vezes manter-se em treinamento com a Familia Chen. Desenvolve a primeira Forma da Família Yang que também tem o nome de Forma Velha, mas com suas características próprias. Mestre Yang Luchan foi instrutor da Guarda Imperial em Pequim.

Mestre Yang Jun 5º geração dos Mestres da família e atual guardião do Yang Ta Chi Chuan Tradicional
    
3. Wu Hao Tai Chi Chuan


Grande Mestre Wu Yu Xiang, 1813-1880, Provincia de Hebei, Prefeitura de Guanping, Condado de Yongnian


O Mestre Wu Yuxiang era um oficial do governo durante a dinastia Chin. Pesquisador importante das artes marciais - recebeu de seu irmão - Wu Changxin o livro que este encontrou numa loja de sal escrito por Wang Zongyue chamado “Tratado do Taiji”. É provável que o Mestre Wu Yuxiang tenha aprendido com Mestre Yang Luchan, de acordo a relatos do atual representante da família, eram bons amigos e pesquisadores do Tai Chi Chuan. Desde este momento em diante, ambos, Yang Luchan e Wu Yuxiang, começaram a seguir as teorias deste livro, e também reuniram seus conhecimentos individuais e estilos marciais. Na verdade eles também combinaram o que haviam aprendido com Chen Changxing e Chen Qinping, combinaram muitas coisas juntas com as teorias de Wang Zongyue para criar uma nova arte marcial que agora chamamos de Tai Ji Quan.


4. Wu Tai Chi Chuan


Grão Mestre Quanyou (1834-1902), Beijing, China


Grão-mestre Wu Jianquan (1870-1942), Beijing, China


O Mestre Quanyou que era manchuriano, aprendeu com Mestre Yang Luchan e seu filho Yang Ban Hou – durante o tempo em que eles dois eram instrutores da Guarda Imperial em Pequim o que ocorreu por muitos anos.


Seu filho Wu Jianquan –era um oficial de cavalaria que aprendeu com seu pai o Tai Chi Chuan e o ensinou, desenvolvendo a arte. É a segunda geração na transmissão do estilo, porém, utilizando a forma que seu pai aprendeu de Yang Luchan, ele fez modificações significativas, utilizando círculos mais estreitos e os diferentes passos e posições de corpo que são característicos no atual estilo Wu.

Em 1914 Wu Jianquan junto com seus colegas, Yang Shao Hou, Yang Chengfu e Sun Lun Tang começou a ensinar publicamente no Instituto de Pesquisa de Cultura Física de Pequin. Seguiu fazendo modificações no estilo da mesma forma que o estilo Yang realizou tornando-o mais suave, mais lento para ter um alcance mais amplo. Em 1928 Wu Jianquan muda-se para Shanghai e funda a Associação de Tai chi Chuan do Estilo Wu.



5. Sun Tai Chi Chuan


Grande Mestre Sun Lu Tang 1861-1932, Beijing, China


Sun Lutang era um estudioso neo confucionista e taoista especialmente do I Ching e fez contribuições excelentes as Artes Marciais internas através de seus livros. Era versado em duas outras artes internas: Xing I Chuan e Ba gua zhang, antes de estudar o Tai chi Chuan. Aprendeu o Estilo Wu /Hao de Tai Chi Chuan, com Hao Wei Zhen e apesar de ter começado com idade avançada, sua experiência nas outras duas artes permitiram que ele desenvolvesse o Tai chi em alto nível a ponto de desenvolver um estilo próprio. Suas habilidades eram inegáveis e foi convidado por Yang Shao Hou, Yang Chengfu e Wu Jianquan para unir-se a eles no Instituto de Pesquisa de Cultura Física de Pequin onde juntos ensinavam Tai chi.

Nenhum comentário