Header Ads

test

敬礼 - Jing Li - A Saudação Marcial






O cumprimento marcial simboliza nossas qualidades e atitudes. É uma demonstração de respeito e demonstra a vontade de sujeitar nossa atividade a determinadas regras.

Então o que representa Kin Lai ou Jing Li a saudação tradicional das Artes Marciais Chinesas?


Na arte marcial Chinesa a saudação é uma manifestação de respeito ao mestre, aos alunos ,aos praticantes, aos grandes mestres da antiguidade, que ao longo do tempo transmitiram e preservaram seus estilos.

Tradicionalmente é feita ao entrar e ao sair do local de treino, dado o início ou o término de uma série, estando-se só ou acompanhado. Executá-lo antes de iniciar e ao encerrar os treinamentos técnicos demonstra respeito e gratidão, da mesma forma quando trocada entre parceiros de treino.

A saudação possui um significado profundo e não deve ser apenas um ato formal e sim, a manifestação sincera do sentimento verdadeiro e puro do praticante. Somente será verdadeiramente “Kin Lai” se estiver imbuído de cortesia, respeito ou gratidão.”

Presente em todos os estilos da milenar arte marcial chinesa, são poucos os que, ao executarem, conhecem os significados tradicionais e históricos que envolvem essa saudação.Ching (敬) significa saudar ou reverenciar, enquanto li (禮) significa cerimônia ou cortesia, ou seja, podemos entender esse termo como “saudação de cortesia”.

O gesto de pousar a palma da mão esquerda estendida sobre o punho direito cerrado tem, a princípio, a interpretação de que a “mão educada” cobre a “mão agressiva”. Por essa razão, essa saudação é também compreendida como um gesto de respeito e humildade.

Na tradição do sul (KwangTung, Fujian, principalmente), essa saudação é chamada de Kin Lai, a mão esquerda representa o “Dragão verde” (綠龍) que simboliza a energia yang, a energia masculina, a primavera, a direção leste, e claro, o seu significado milenar de coragem e perseverança. A mão direita representa o “Tigre branco” (白虎) que simboliza a energia ying, a energia feminina, o outono, a direção oeste, bem como o seu milenar atributo de força e proteção.

Um antigo conto chinês narra o encontro de Lu Long (dragão verde) e Pai Hu (tigre branco), de cujo acasalamento gerou-se muito poder, prosperidade e uma abundante energia que foi emanada por todo o universo tornando-os, por isso, inseparáveis.

Outra variação histórica se refere ao fato da mão esquerda aberta simbolizar a lua (月), ao passo que a mão direita fechada simboliza o sol (日), e ao se unirem as duas simbolizam a clareza (明) no universo do aprendizado.

Hoje, o Kin Lai, seguindo as tradições sulistas chinesas, são executados ao adentrar no Wu kwan (武 館) para o Sifu, para os membros da família ou da associação, assim como para aqueles que tomam parte da comunidade marcial.

O Simbolismo do Cumprimento

A mão aberta (palma) simboliza nosso intelecto, enquanto a fechada (punho) simboliza nossa força.

O polegar da palma esquerda deve estar dobrado para dentro, o que indica que o praticante da Arte Marcial não é arrogante nem soberbo. Os outros  quatro dedos dessa mão, estendidos e unidos, representam a moralidade, a inteligencia, a constituição física e a habilidade. Qualidades estas que o praticante de Kung Fu deve possuir, além de sentimento nobre.

O punho direito cerrado representa a audácia e potência.

A palma esquerda cobrindo o punho direito significa que a audacia não deve dar lugar a discordia, e que tem que se ter caráter para não violar as regras.

O cumprimento marcial chinês simboliza que nossa força é dirigida pela nosso inteligência.

2 comentários: