Header Ads

test

Armas: Cuidados, limpeza e armazenamento

As armas brancas sempre tiveram o seu espaço no currículo de treinamento das artes marciais chinesas, especialmente em combate contra exércitos inimigos, apenas o uso das mãos vazias, não garantia eliminar muitos adversários, daí o seu surgimento. Porém como realizar a devida manutenção desses equipamentos? Veja abaixo o processo que recomendamos aos estudantes da nossa associação.



A variedade de armas, presentes nas artes marciais chinesas, não nos permite neste artigo abordar o melhor método de manutenção para cada tipo. Portanto, vamos ver aqui aquelas que são classificadas como Jian (剑) e Dao (刀), Espada dois fios e Sabre respectivamente.

Considerando os atuais materiais que são construídas estas armas temos:

1. Partes em bronze

Aplique polidor de metais sob a superfície e esfregue até remover toda a sujeira, um bom indicativo de superfície limpa é obter a própria imagem no metal. Abaixo um exemplo do produto mencionado.



2 . Partes em madeira

Limpe a superfície com pano limpo e seco, em seguida aplique lustra móveis sob a superfície e esfregue até que todo o produto seja absorvido pela madeira.


3. Lâmina

Esta área merece especial atenção. Recomendamos que adquira o Kit de limpeza profissional para espadas, veja abaixo.


4. Frequência de limpeza

Recomendamos que não toque na lamina, após os treinos, desta forma você evitará a oxidação dá mesma ao deixar suor na superfície. Use um pano fino ou papel arroz para limpar a lâmina.  Limpe com pano seco a superfície externa e a lâmina ao final dos treinos e a cada 10 dias realize a limpeza profunda e manutenção da arma.


5. Armazenamento 

Para evitar danos e em especial o empeno e desalinhamento, guarde suas espadas em suporte para armas e durante o transporte use bolsa adequada para tal.


As imagens dos produtos são meramente ilustrativas




Nenhum comentário