Header Ads

test

Di Zi Gui - Regras para filhos e discipulos - Capitulo 2


Em continuidade a nossa série de publicações a respeito das regras para filhos e discípulos, disponibilizamos o capítulo 2 do livro escrito por Confúcio.




Capítulo 2:
Regras para os irmãos mais novos quando longe de casa

Se eu for o irmão mais velho, farei amizade com os mais jovens.
Se eu for o irmão mais novo, vou respeitar e amar os mais velhos.
Somente quando posso manter relações harmoniosas com meus irmãos, estou sendo obediente aos meus pais. 

Quando eu valorizo meus laços familiares mais do que propriedade e pertences, nenhum ressentimento haverá entre mim e meus irmãos. Quando eu tenho cuidado com as palavras e suporto comentários dolorosos, meus sentimentos negativos morrem naturalmente. 

Se estou bebendo, comendo, caminhando ou sentando deixarei anciãos irem primeiro; os mais jovens devem seguir-los.

Quando um idoso chama por alguém, procuro essa pessoa para ele imediatamente. Se não consigo encontrar essa pessoa, informarei e me colocarei a serviço do idoso. 

Quando me dirijo a um ancião, não devo chama-lo pelo seu nome. Isso está de acordo com a antiga etiqueta chinesa. Nunca devo me exibir na frente de um ancião. 

Se encontro na rua um ancião que conheço imediatamente devo cumprimenta-lo me curvando. Se ele não fala comigo, vou dar um passo atrás e respeitosamente ficar do lado.

Se eu estiver a cavalo e encontrar um ancião que conheço, andando, desmontarei e pagarei respeito ao ancião. Se eu estiver andando em uma carruagem, vou parar, sair da carruagem e perguntar se posso dar carona a ele.

 Se eu encontrar um idoso passando, vou ficar do lado de maneira respeitosa esperando que passe. Não vou sair, até que ele desapareça da minha vista. 

Quando o ancião está sentado ou parado eu não vou sentar. Depois que o idoso senta, sento quando me dizem que devo faze-lo. 

Se eu falar antes do ancião minha voz deve ser suave. Mas seu eu falar muito baixo e de uma maneira difícil de ouvir, então este não é o tom apropriado. 

Ao conhecer um ancião andarei de maneira disposta com ele; ao sair, não sairei com pressa. Ao responder uma pergunta, vou olhar para a pessoa que está me perguntando. 

Servirei meus tios como sirvo aos meus pais. Vou tratar meus primos como se fossem meus próprios irmãos.

Nenhum comentário