Header Ads

test

Di Zi Gui - Regras para filhos e discípulos - capítulo 3


 


Capítulo 3: 

Sendo cauteloso na minha vida diária.

Vou me levantar todas as manhãs antes dos meus pais;
A noite vou para cama depois que meus pais tenham dormido. Quando percebo que o tempo está passando e não volta atrás, devo valorizar o momento presente. 

Após acordar, vou lavar o rosto e escovar os dentes. Depois de usar o banheiro sempre lavarei as mãos. 

Eu devo usar o boné ou chapéu com a aba para frente. Devo me certificar que os botões da minha roupa estão fechados. Minhas meias e sapatos devem ser usados também de maneira correta e limpa.  

Sempre colocarei meus chapéus e roupas em locais apropriados. Eu não irei jogar minhas roupas de forma descuidada, pois isso as sujara. 

É mais importante que as minhas roupas estejam limpas, e não quão extravagantes elas são. Vou usar apenas o que é adequado a cada estação. Em casa vou vestir roupas de acordo com as tradições e costumes da minha família. 

Quando se trata de comer e beber, não vou escolher minha comida. Só vou comer a quantidade certa, não vou comer demais. 

Eu sempre andarei composto, com passos leves e suaves. Quando estiver de pé ficarei 
 de maneira ereta com a cabeça erguida para cima. Quando me curvar me inclinarei de maneira acentuada com as malas na frente e os braços arredondados. Sempre pagarei meu respeito com reverência.  

Não vou pisar em portões e nem manter pés encostados nas paredes. Não vou sentar com as minhas pernas afastadas ou esticadas. Não vou balançar meus pés e pernas enquanto estiver sentado.  

Sempre vou levantar a cortina lenta e silenciosamente. Devo deixar um grande espaço quando eu sair de um lugar. Não devo deixar apenas um cantinho disponível. Vou segurar recipientes vazios com cuidado. Como se estivessem cheios. Entrarei em salas vazias como se estivessem ocupadas.  

Evito fazer as coisas com pressa, pois fazer as coisas com pressa levará muitos erros.
Eu não devo ter medo de tarefas difíceis, e não ficarei descuidado quando um trabalho for fácil. 

Ficarei afastado de lugares barulhentos e turbulentos. Não vou perguntar sobre coisas anormais ou incomuns. 

Antes de entrar em um lugar que tenha uma porta devo perguntar se alguém está dentro. Antes de entrar em uma sala, primeiro devo faze ouvir-me de modo que aqueles que estão dentro saibam que alguém está se aproximando. Se alguém pergunta quem sou, devo falar meu nome.  Não é suficiente dizer, sou eu, ou eu. 

Antes de pegar algo emprestado, devo pedir permissão ao dono. Se eu não perguntar estou roubando. Ao pedir algo emprestado, devemos devolver prontamente. Mais tarde se eu tiver uma necessidade urgente, não terei problema para pegar emprestado novamente.

Nenhum comentário